sábado, 14 de fevereiro de 2009

RELIGIÃO, MANANCIAL DE FORÇA OU DE FRAQUEZA?

UM PONTO DE VISTA, NADA MAIS É, QUE A VISTA DE UM PONTO OLHADO DE UM DETERMINADO ANGULO.


Escrevendo sobre O HOMEM A PROCURA DE SI MESMO; Rollo May, destaca o seu ponto de vista sobre a religião.


Com todas as suas bonificações a religião tem sido ao longo dos séculos um manancial de fraqueza, tendo em vista canalizar o homem para fora de si mesmo, ensinando-os a encontrar segurança proteção e cuidado por parte de lideres ou de Deus; sendo-lhe impostas regras e proibições as quais devem cegamente serem obedecidas, a fim de alcançar a felicidade.
A obediencia acima de tudo funciona como garantia para a obtenção de uma felicidade que as vezes não é alcançada trazendo frustação e vazio ainda maior.
A religião deveria funcionar de forma a conduzir o homem habilitar-se a administrar a sua solidão e ansiedade, interagindo com o seu vazio interior; buscando ser criativo .
O uso incorreto da religião afirmativamente tem se tornado um manancial de doenças, a religião bem com a filosofia quando bem usadas tornam-se instrumentos harmoniosos para fazer o homem entender e aceitar a sua realidade interior e com ele conviver, encontrando-se consigo mesmo. Criando no vazio e dissipando a insegurança emocional e as duvidas, cuidando de si mesmo e encontrando com Deus em meio a sua desarrumação interior.
A religião torna-se manancial de fraqueza, quando aumenta a dependencia e mantem o homem no seu estado infantil; a religião patológica fragiliza a vontade, e dar força para que o homem evite a ansiedade oriunda do exercicio do livre arbitrio, que lhe conduz a liberdade e responsabilidade subjetiva.
A religião torna-se mancial de força, quando traz saude , servindo de base para a aut-afirmação, dignidade, fundamentada por uma aceitação corajosa de suas limitações e ansiedade normal.
Enfim a religião torna-se manancial de força quando corrobora com a emancipação do Ser.
Infelizmente temos vivido epoca, em que a observação feita por NIETZSCHE;.tem sido verdadeira .............De onde parece derivar essa fraqueza intestinal e essa neurastenia que são inerentes quase inevitavelmente a todos os sacerdotes de todas as épocas. E como não afirmar que o remédio que preconizavam para combater essa disposição doentia era mil vezes pior que a doença que deveria curar. Toda a humanidade está sofrendo as consequencias dessas ingenuidades terapeuticas dos sacerdotes.