sexta-feira, 29 de junho de 2007

UMA REFLEXÃO SOBRE: ÉTICA, MORAL, LIBERDADE, E ESTÉTICA

DO QUE TRATA A ÉTICA, E A QUE SE REFERE A MORAL?

A ética trata do comportamento do homem como ser moral, dentro da sociedade, bem como as suas ações frente aos valores morais, cujo valores devem orientar a sua conduta.
A moral refere-se ao conjunto de normas, valores e prescrições estabelecidos pela sociedade, e que rege a conduta social. É o codigo ético formado de principios e virtudes inerentes ao cidadão de bem. E diga-se de passagem é o que tem faltado à cúpula brasileira.
Liberdade é um atributo concedido ao homem, para que ele possa fazer uso do seu livre arbitrio, afim de pensar escolher e decidir, esta liberdade pode ser interna onde não há limitações ou coerção social, e pode ser externa, onde o homem vive uma liberdade condicionada, pelas normas e prescrições, ou seja por padrões sociais.
Do ponto de vista biológico o homem já nasce limitado pelas leis inexoráveis da natureza, mas ao nascer conquista a liberdade de existir. No meu entender buscamos a continuidade dessa liberdade, em todas as áreas da nossa vida, quer nas ações, quer nos pensamentos, quer na criatividade, ou através do conhecimento, pois o conhecimento liberta.
" É preciso bem conhecer para melhor agir"Sócrates.
Estética, é o estudo racional do belo, do sentimento e da percepção, portanto, o que há de inseparável e que causa a admiração estética, é a idéia do belo ético, da beleza interior, onde deve habitar a essência Divina no homem, e isto é um processo; quando admiramos a beleza estética, buscamos transcender para o belo mais sublime que os nossos olhos materiais não podem alcançar, mas que é teorizado no belo estético.
Refletindo de forma sintética sobre a nossa sociedade, vemos na realidade que ela vem valorizando mais o estético em detrimento ao ético, valoriza as formas, a sensualidade, o prazer conquistado pelos sentidos, ignorando os valores morais, o homem da sociedade pós-moderna, luta em busca do ter, o possuir é mais importante que o ser, a guerra para atender aos desejos, tem contribuido para que fique impossivel a cada dia viver uma filosofia moral.
Por isso as pessoas a cada instante tornam-se mais robotizadas, e insensiveis esquecendo os valores a ponto de banalizar a vida. "A luta do homem pós-moderno como sempre é para distinguir-se do outro, porque isto também dá prazer, embora as vezes custe-lhe muito, mas, só o distinguir-se por fazer o bem gera riqueza eterna" (Pe. Antonio Vieira)

Isaias R. Pereira
Acadêmico em Teologia e Psicanálise Clinica.

3 comentários:

91288423 disse...

essa reflexâo sobre a ética, moral e muito boa para o mundo de hoje ameiiiiiiiii

xalllllllllllllllll


obrigadooooooooooooooooooooooooo pela pesquiza

Unknown disse...

Estou me deliciando no seu blog, que Deus continue dando sabedoria e inspiração para abrir os olhos do povo e abençoar vidas assim como a minha.

lizy disse...

luzinete,7381624867 muito bom ter alguem de deus falando de filosofia quando temos em nossos estudos uma filosofia barata e q nega o verdadeiro deus..